Buscapé

sábado, 22 de dezembro de 2012

Os animais tem alma?


Esses dias eu vi esse vídeo na internet e fiquei a meditar sobre vários pontos, tais como:
- Porque os animais estão cada vez mais presentes em nossas vidas?;
- Qual é a importância dessa presença?;
- E o que podemos fazer por eles?


Os animais são nossos irmãos?


A veterinária Irvênia Prada, professora e orientadora do curso de pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP afirma que os animais têm alma e podem, em uma outra vida, voltar à Terra como humanos.

Autora dos livros "A Alma dos Animais" (Editora Mantiqueira) e "A Questão Espiritual dos Animais" (Editora Folha Espírita), Irvênia diz que os animais têm vida após a morte e  acrescenta que é possível que os homens e seus animais de estimação voltem a se encontrar "do outro lado".

Seria possível então os animais um dia poderem virar gente ou um humano voltar à terra como um cachorro ou gato? Irvênia diz que não, porque dentro do conceito de evolução dos espíritos, defendido pela doutrina espírita, não há retrocesso.

Perguntada sobre a conclusão a qual ela chegou de que os animais têm alma, ela esclarece que ao longo da profissão de veterinária, começou a se perguntar por que os animais sofrem. Na doutrina espírita, a gente fala que quando as pessoas sofrem, elas estão amadurecendo. “Então, eu via na minha profissão os animais terem câncer, epilepsia, enfim, toda sorte de sofrimento que os homens também têm. Então, resolvi estudar dentro do espiritismo a explicação para o sofrimento dos animais e comecei a entender que eles, como os seres humanos, também estão evoluindo. E nesse processo evolutivo de amadurecimento do espírito, a dor e o sofrimento são subprodutos da evolução”, explica Irvenia.

Que divida então teria um cachorro que passa a vida toda revirando lixo, enquanto outro só come ração importada?

São todos espíritos em evolução. Como eles também reencarnam e vão ter outras oportunidades, nem sempre eles vão nascer como animais que serão maltratados ou bem cuidados. Os próprios espíritos que cuidam da reencarnação dos animais orientam os animais que sofreram em uma vida para que tenham uma família mais aconchegante. Enfim, em toda essa trajetória evolutiva nós estamos aprendendo, inexoravelmente.
Emmanuel, que é um espírito que nos ajuda muito com suas obras, diz que na escola da vida, onde estamos todos matriculados, as aflições nos impingem esse esforço que chamamos de sofrimento. Ele também diz que nós nem sempre estamos sofrendo para resgatarmos dívidas do passado, mas sim para aprender.

Diz a veterinária ainda que é possível que os seres humanos já tenham sido animais no inicio de seu processo reencarnatório porque o chamado princípio inteligente, que é o espírito criado simples e ignorante, estará estagiando por milhares de processos reencarnatórios para ir aprendendo e que Emmanuel já falou que o animal caminha para a condição de homem, tanto quanto o homem caminha para a condição da plenitude. É um processo evolutivo a que todos tendemos.

No livro"A questão espiritual dos animais", que trata desse assunto, a veterinária cita que acredita que iremos encontrar nosso animal de estimação "do outro lado", quando morrermos.




Até sua morte em 01/02/2010, o médico veterinário e escritor  paulista Marcel Benedetti foi pioneiro no atendimento espiritual aos animais. Um dos idealizadores da ASSEAMA (Associação Espírita Amigos dos Animais) que realiza um trabalho relevante de conscientização. Dizia ele, sofrer críticas constantes daqueles que não aceitam a idéia de que animais merecem essas atenções da Espiritualidade e se beneficiam da boa vontade dos Espíritos.

“Houve desde o início resistência dentro do movimento espírita, principalmente porque no tratamento há imposição de mãos, tal como se faz com as pessoas. As pessoas contrárias à ideia de tratar animais em centros espíritas são vítimas do sentimento de orgulho, que não admite que seres considerados, até pouco tempo, como irracionais sejam tratados como o são os humanos. Entretanto, não levam em consideração que Deus não privilegia nenhum de seus filhos, e não daria aos humanos o privilégio de uma assistência espiritual para lhes aliviar algum sofrimento em detrimento dos animais, que são nossos irmãos. Digo que são nossos irmãos porque são filhos do mesmo Pai. Quem já teve oportunidade de ler a Codificação Espírita encontrará textos que dizem que fomos criados simples e ignorantes e evoluímos desde o átomo até o arcanjo. Como evoluir do átomo ao arcanjo sem passar pela fase de animalidade? As pessoas contrárias aos tratamentos espirituais em animais não levam em consideração os resultados nem o consolo preconizado pelo Espiritismo. Pois, embora os animais não entendam integralmente o que lhes acontece, as pessoas que se preocupam com eles sentem-se aliviadas também quando o sofrimento de seus amigos animais minora”, dizia ele.


Fontes de Pesquisa: 
http://www.anda.jor.br/01/02/2010/o-veterinario-e-defensor-de-animais-marcel-benedeti-morre-em-sp
http://www.abrigodosbichos.com.br/noticias205.htm